« Home | A genialidade de Meano » | Trivial Sturu Pursuit » | Dan Brown volta à carga! » | Eu vi na Assembleia da República ele dizer que... » | "Cem bebés portugueses nascem todos os anos em Bad... » | Retrospectiva Quim Meano » | Dis con exões » | Ainda sobre o tempo e o que se faz com ele. » | Erudição à deriva » | Soube há bocado... » 

sexta-feira, dezembro 30, 2005 

(Anti) Mainstreaming

Quem me conhece sabe de antemão que é mais fácil encontrar um duende nos sapatos do que eu me irritar, no entanto há coisas pelas quais nutro um certo ódio visceral e que quase me fazem espumar da boca. São as coisas que ponho na "caixa dos ódios viscerais". E uma dessas coisas são as modas. Estejam elas ligadas ao vestuário, música, literatura, frases feitas, etc. Detesto o "mainstream", e os otários que o promovem e detesto os pseudo-intelectuais que julgam que o "anti-mainstream" é que é bom. Destesto a enormidade de utilizadores dos relógios Swatch (aqueles fluorescentes de tamanho XXXL) e detesto a hiperbólica quantidade de pessoas que veste t-shirts com números estampados. Não que desgoste das t-shirts em si, mas com tantos números que já vi, como é que vou encontrar um que não esteja utilizado?! Detesto o tipo de pessoas que compra o Código Da Vinci porque está no top de vendas e detesto o outro tipo de pessoas que compra Walt Whitman só para andar com ele debaixo do braço. Detesto o tipo de pessoas que passa o dia a dizer "o que tu queres sei eu" e aquele outro tipo de pessoas que distribui a frase "isso é ganda volta" a torto e a direito. Esse conformismo consentido, e muitas vezes exacerbado, faz com que as minhas úlceras dêem sinal vida. Mas também sei que essas pessoas que caem na falácia da padronização não têem a culpa. Essa é dos média e da globalização que proclamam de forma relativamente encapotada a uniformização como pré-requisito anti-foleirice. "Usa um relógio fluorescente e salva a tua alma, meu filho".
Pois é. Ainda há românticos que acreditam que um individuo vale pelo que é e por si só. Por isso proclamo eu: "Traça o teu próprio caminho e aponta para uma árvore. Se ninguém lá bateu antes de ti acelera. Essa ficará para sempre a tua árvore".

Figuras de Estilo

Zé Clarmonte

Génio literário. Rato de tasca. Labrego de bastas patilhas e troca-tintas de primeira apanha. Aprecia mulheres de farto buço e penugem nas pernas. Frase predilecta: "Para ter tão pouca sorte mais vale não ter nenhuma"

Quim Meano

Outro génio literário. Verdadeira ratazana de tasca, de bordel e de praças de toiros. Fanático acérrimo da festa brava, caracteriza-se pelo bafiento charuto, proeminente estômago e constante azedume. Expressão favorita: "Quatela aí, ó mancebo!"

Justino Alcaparra

Não é nenhum génio literário. Aliás, não se lhe conhece talento algum para além de ser capaz de empinar jarros de tinto pela goela abaixo sem pestanejar. Outrora conhecido como "Gaivota", devido a possuir apenas uma enorme e grotesca sobrancelha, define-se pela expressão "E a tua mãe também!"

Mestre, O Yoda

Despedido d'Os Arquivos por justa causa, agora trabalha a recibo verde e tem a complicada função de abrir esta página 12.567 vezes por dia para manter o contador de visitas em alta. Suspeita-se de falta de produtividade.

Não perca aos Domingos:

A Porta do Cavalo

Todos os Domingos entra alguém pel'A Porta do Cavalo, para isso basta ter um blog ou um artigo escrito no blog de alguém. Já falámos mal de nós, deste, daquele e, no próximo Domingo, iremos falar mal do outro. Porque no falar mal é que está o ganho!

Outras Frentes de Batalha

Detractores & Dissidentes

Adeptos do Absurdo

Malta que envia malta que faz cá falta

LIGA-TE JÁ!!

Liga-te a este blog extremamente bem frequentado e ganha automaticamente uma fabulosa ligação traseira!


referer referrer referers referrers http_referer

Recentemente

Sindicatalizatação

© Todos os direitos reservados. Pelo sim e pelo não, reservámos também alguns esquerdos e um ou dois centrais. Se copiar algum conteúdo deste blog mentalize-se que ainda é mais estúpido que todos os seus autores juntos. Obrigado.